O meu armário cápsula e o minimalismo

11 de julho de 2015

Foto: We Heart It
Vira-e-mexe novas modas vão surgindo pela internet. Algumas agradam, outras nem tanto. Ultimamente, tenho visto algumas blogueiras, como a Thaís, do Vida Organizada, e a Gabi, do Teoria Criativa, falarem bastante sobre o armário cápsula - e eu amei isso! A ideia é muito simples: você separa uma quantidade razoável (o número varia entre 15 e 45) de roupa para usar durante um determinado período. Por exemplo, você pode escolher 25 peças peças básicas e que combinem entre si para usar durante todo o inverno. Nesse período, as roupas das outras estações ficam guardadas e/ou são vendidas e doadas. É importante lembrar que, seguindo essa ideia de consumo, novas peças só serão adquiridas caso alguma outra peça rasgue ou manche, por exemplo.

A ideia me agrada principalmente porque segue o conceito do minimalismo. Essa palavrinha está diretamente ligada ao consumo consciente e à um estilo que otimiza as peças de roupas, fazendo com que essas sejam cada vez mais versáteis e atemporais. No geral, o minimalismo descarta um pouco essa ideia de "tendência", porque uma vez que a peça é comprada, ela poderá ser usada por muitos anos - então a gente sempre leva em consideração se essa "tendência" será perfeitamente "usável" na estação ou ano seguinte. 

No momento, tenho deixado em minha vida aquilo que é essencial e de boa qualidade. Isso quer dizer que me preocupo muito mais com a qualidade do que com a quantidade. E vocês devem estar pensando: ai, que papo clichê e politicamente correto Zzzzz, mas, no fundo, foi uma maneira incrível que encontrei de me organizar e de fato deixar aquilo que é realmente importante para mim. Ser desapegada ao consumismo, por exemplo, me ajudou muito à iniciar esse  processo em minha vida - e eu estou amando. 

Para quem quiser entender mais, a Thaís, do Vida Organizada, tem um post incrível explicando melhor o conceito aqui. Confesso que eu ainda estou decidindo quantas peças vou manter no meu guarda-roupa, mas já adianto que separei a maioria das roupas que desejo vender (a outra parte já foi para doação) e, em breve, deixo aqui o link da minha lojinha no Enjoei. Combinado? Em breve, teremos mais posts sobre o desafio do armário cápsula!

E você? Toparia o desafio de reduzir o seu armário e otimizar o uso das peças de roupas? Conta para mim!

1 comentários:

  1. haa que incrível haha eu já faço isso e nem sabia oh '-' eu sempre estou de camiseta e calça jeans kkk
    eu sou louca pra usar essa blusa croped.. nao sei como escreve.. acho lindo mas nao acho por aqui e nao posso pegar sol pq adermatologista falou :c enfim, a ideia é muito boa e um tanto desafiadora para a maioria das meninas.
    † Inocentemente Ingênua †

    ResponderExcluir

Obrigada!